Que alimentos são adequados para ganhar peso?

Embora o tema que predomina em relação à alimentação costuma se referir ao emagrecimento, algumas pessoas precisam engordar porque querem ficar mais saudáveis ou ter um corpo atlético. Contudo, é importante saber escolher os alimentos adequados para ganhar peso sem provocar nenhum problema de saúde.

Laticínios
Os laticínios integrais (leite, iogurte, ricota, queijos) são alimentos excelentes, que fornecem mais energia por meio do equilíbrio perfeito de carboidratos, proteínas e gorduras.
Preparar as infusões com leite integral ou misturar frutas e cereais com iogurte é uma forma de aumentar o valor calórico do café da manhã e do lanche, ao mesmo tempo que permite o consumo de proteínas de excelente qualidade, vitamina A e cálcio.
Quanto aos queijos, os mais duros são os que contêm mais cálcio, proteínas e sódio. Por isso, podem ser incorporados em quantidades moderadas a recheios, tortas, bolos, saladas, massas e arroz. Queijos semiduros e macios podem ser consumidos em maior quantidade.

 Por outro lado, a batata doce é uma das melhores fontes de betacaroteno que existem.

Manteiga de amendoim ou de outros frutos secos
A manteiga de amendoim, ou aquelas elaboradas com nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, etc., são deliciosas, saudáveis e muito calóricas. É possível passá-las no pão ou no biscoito, ou usá-las como acompanhamento de aveia cozida, panquecas, tortas, bolos ou muffins.
O ideal é comprar manteiga de amendoim sem adição de açúcar ou ingredientes químicos. Os frutos secos possuem gorduras poli-insaturadas que são muito benéficas para o coração.

Batata e batata doce
Ambas são ricas em amido, portanto, fornecem muita energia, algo essencial para subir de peso. Recomenda-se consumir esses alimentos com casca para ingerir não apenas o amido, mas também as fibras destes tubérculos. Por outro lado, a batata doce é uma das melhores fontes de betacaroteno que existem.

Frutas desidratadas
As frutas desidratadas (ameixa, uva, damasco, pêssego, pera, etc.) são muito mais ricas em calorias do que as frescas, já que perderam o conteúdo líquido devido à desidratação sofrida. Além de doces e calóricos, esses alimentos também são ricos em fibras, ajudam a ganhar peso, fornecem energia rapidamente e aliviam a constipação.

Granola
A granola é uma mistura de aveia, uvas passas, amêndoas e coco ralado, mas também pode conter outros frutos secos, sementes e cereais. É um alimento de grande valor nutritivo que contém muitas calorias, além de carboidratos complexos, fibras, ferro e gorduras saudáveis.
A granola é um alimento muito recomendável para pessoas que praticam atividades físicas intensas e desejam ganhar peso por meio do aumento da massa muscular.

Abacate
Essa fruta é uma fonte de gorduras monoinsaturadas que contém muitas calorias e também ajuda a manter o coração saudável e a diminuir as taxas do colesterol LDL (“ruim”). Além disso, contém vitamina E, que age como antioxidante, mantém a pele saudável e jovem e previne doenças cardiovasculares e câncer.

Por que não se deve recorrer à junk food para ganhar peso?
Porque a junk food (cachorro-quente, pizza, sanduíche, hambúrguer, frango frito, batata frita de saquinho, lanches, molhos gordurosos, doces, sorvete, guloseimas e refrigerantes) é rica em gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e açúcares simples, o que provoca o ganho de peso às custas da massa gorda. Além disso, esses alimentos aumentam os riscos de desenvolvimento de diversas doenças metabólicas (obesidade abdominal, diabetes do tipo 2, hipertensão arterial, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia).
A junk food somente fornece a energia que contribui para o ganho de peso, mas não oferece nenhum nutriente importante para a saúde, como gorduras essenciais, proteínas, vitaminas e minerais.

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