Quais são as vitaminas mais importantes para o corpo?

Todas as vitaminas desempenham um papel essencial para desfrutar de uma boa saúde. Seguir uma dieta variada, que contenha alimentos de todos os grupos (laticínios, carnes, frutas, vegetais, cereais, legumes, ovos, gorduras e óleos), é a melhor maneira de garantir um suprimento suficiente de cada vitamina.

Vitamina A
A vitamina A, também conhecida como retinol, é um micronutriente essencial para ter uma visão normal. Também influencia na saúde da pele, na expressão dos genes e na função imunológica.
Fontes alimentares: fígado, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, peixes, manteiga, laticínios. Alguns vegetais contêm betacaroteno, que é um precursor da vitamina A. Este é o caso de ingredientes como cenoura, abóbora, pêssego, espinafre, acelga, tomate, pimentão e batata-doce.

vitaminas mais importantes

Vitamina C
Age como antioxidante, evitando inúmeras doenças e retardando o processo de envelhecimento.
Também favorece a absorção do ferro não-heme (ferro de origem vegetal), intervém no metabolismo energético e participa da síntese de colágeno.
Fontes alimentares: frutas cítricas, morango, kiwi, melão, salsa fresca, brócolis, tomate, pimentão, batata com casca.

Vitamina D
Favorece a absorção de cálcio, o que é essencial para manter os ossos e os dentes saudáveis.
É formada pela exposição da pele à luz solar.
Fontes alimentares: laticínios, sardinha, óleo de fígado de peixe, manteiga, ovos.

Vitamina E
É antioxidante, como a vitamina C, e reduz os danos causados pelos radicais livres nas células. Graças a isso, eles reduzem o risco de surgimento de doenças cardiovasculares e câncer, entre outras patologias.
A vitamina E também é muito importante para a fertilidade.
Fontes alimentares: sementes e óleos de sementes, frutas secas, vegetais de folhas verdes.

Vitamina K
A vitamina K, ou anti-hemorrágica, é essencial para a coagulação adequada do sangue.
Fontes alimentares: vegetais de folhas verdes, óleos vegetais e também uma pequena parte da vitamina K é sintetizada no intestino por meio da ação de bactérias específicas.

Vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B cumprem funções muito diversas. Este grupo inclui:
– Vitamina B1 (ou tiamina): é essencial para a metabolização dos carboidratos e para o funcionamento normal do sistema nervoso. As melhores fontes de tiamina são: cereais integrais, sementes, carnes (bovina, suína e aves), legumes, leite.
– Vitamina B2 (ou riboflavina): também intervém nas reações químicas celulares para obtenção de energia. Os alimentos ricos em riboflavina são: laticínios, ovos, carnes, peixes, vegetais verdes escuros.
– Vitamina B3 (ou niacina): faz parte das coenzimas essenciais em várias reações para obtenção de energia e da síntese de diversos compostos. Também desempenha um papel na expressão gênica e na diferenciação celular. Os alimentos ricos em niacina são: carnes e vísceras, grãos integrais, legumes e sementes.
– Vitamina B5 (ou ácido pantotênico): intervém em importantes processos hormonais e metabólicos. Suas fontes alimentares: vísceras (fígado, rins), carnes, peixes, fermento, gema de ovo, leite, iogurte, cereais integrais.
– Vitamina B6 (ou piridoxina): regula certos hormônios, garante um bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico e intervém no metabolismo de nutrientes e energia.
– Vitamina B8 (ou biotina): é essencial manter a saúde nervosa. Os alimentos ricos em biotina são: gema de ovo, fermento, carnes, peixes, fígado, legumes, frutas secas.
– Vitamina B9 (ou ácido fólico): é um nutriente necessário para a formação dos glóbulos vermelhos e determina o fechamento correto do tubo neural do embrião nas primeiras semanas de gestação. As fontes de ácido fólico são: gérmen de trigo, suco de laranja, carnes, vegetais verdes escuros, fígado, rim.
– Vitamina B12 (ou cianocobalamina): também participa da formação dos glóbulos vermelhos juntamente com o ácido fólico e intervém no metabolismo energético. Os alimentos fonte de cianocobalamina são: gema de ovo, laticínios, carnes e peixes.

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